Regulamento de Prova

 

Campeonato de Pesca Desportiva 2014

 

 

1.    Ação de Pesca

 

Processo de pesca livre (à exceção da cana direta); máximo de 3 anzóis; iscos e tipo de engodo livre.

 

Tipo de Pescado

Medida Mínima

abrótea

20 cm

beliguer

12cm

besugo

18 cm

bodião

15 cm

boga

15 cm

carapau

15 cm

castanheta

12 cm

congro/safio

58 cm

encharéu

20 cm

garoupa

15 cm

moreão

50 cm

moreia

50 cm

pargo

20 cm

plumbeta

17 cm

rainha

12 cm

Salema

18 cm

salema do brasil

18 cm

salmonete

15 cm

Sargos

17 cm

solha

27 cm

tainha

20 cm

verdugo

12 cm

 

 

 

2.    Sistema de Pontuação

 

PONTUAÇÃO POR PROVA

Serão atribuídos 1.000 (mil) pontos ao peso do pescado regulamentar apresentado pelo concorrente com maior peso de pescado capturado.

Cálculo da pontuação de cada um dos restantes concorrentes:

1.000 X Pn

 P1

P1 =

Peso do pescado regulamentar apresentado pelo concorrente com maior peso de pescado capturado.

Pn =

Peso do pescado regulamentar apresentado por cada um dos restantes concorrentes.

 

PONTUAÇÃO POR TORNEIO

Somatório da pontuação de cada uma das provas.

 

 

Em cada prova, o pescador com o maior exemplar tem uma bonificação de 100 pontos.

 

 

 


 

Regulamento

 

 

1-      Concentração (Porto de Pescas do Porto Formoso)

 

1.1) A concentração inicial para as provas será sempre realizada no Porto de Pescas Porto Formoso, onde será indicado aos concorrentes o pesqueiro a utilizar, podendo, no entanto, o mesmo ser alterado se as condições de tempo e de mar assim o justificarem, pesqueiro esse que será previamente definida pela Comissão de Provas. Poderá também a prova ser cancelada se a Comissão de Provas entender que não existem condições de segurança para a realização da mesma.

 

1.2) Durante a concentração inicial, e 15 minutos após a hora marcada para a mesma, serão efetuados os sorteios de saída. Os pescadores que não se encontrem no Porto de Pescas do Porto Formoso aquando da sua chamada para a realização do sorteio de saída, passarão automaticamente para o fim da lista.

 

1.3) A saída para o pesqueiro será efetuada logo após a realização do sorteio de saída.

 

 

2-      Concentração (local de pesca)

 

2.1) Será indicado aos pescadores a hora de início e de fim da prova bem como o local e hora de concentração para a contagem, medição e pesagem do pescado.

 

2.2) Para efeitos de controlo horário, considerar-se-ão as horas dos relógios dos membros da Comissão de Provas, devendo para tal os concorrentes acertar os seus relógios por aqueles.

 

2.3) A saída dos concorrentes para o início da ação de pesca será efetuada de modo a que o último concorrente a sair dispunha de tempo considerado suficiente para se instalar num pesqueiro.

 

2.4) No caso de dois ou mais pescadores se dirigirem para o mesmo pesqueiro deverá ser respeitado o número de saída, ou seja, tem direito àquele pesqueiro o pescador o pescador que possuir o número de saída mais baixo, desde que isso seja feito até à hora regulamentada para o início da prova. Mesmo que já se encontre alguém nesse pesqueiro deverá retirar-se para dar lugar ao pescador que possui o número de saída mais baixo, caso ele o deseje, sempre dentro da hora regulamentada para o início da prova.

 

2.5) No local indicado para a realização da prova e antes da saída para a ação de pesca, serão realizadas a cinco a sete vistorias, previamente sorteadas, a todo o equipamento de pesca, bolsas de transporte e respetivo engodo.

 

NOTA: No Porto de Pescas do Porto Formoso será colocada à disposição uma balança para quem quiser confirmar o peso do seu engodo.

 

2.6) Não é permitido, após a concentração de chamada e vistoria do equipamento, e até à concentração final, o transporte de apetrechos, iscos não regulamentares ou outros utensílios cuja utilização na prova não seja permitida.

 

 

3-      Zona de ação de pesca

 

3.1) A zona de ocupação dos concorrentes durante a prova poderá ser delimitada pela Comissão de Provas mediante a indicação dos extremos limites.

 

3.2) A distância mínima entre os concorrentes em ação de pesca é de 10 (dez) metros.

 

 

4-      Ação de Pesca

 

4.1) A duração da ação de pesca será de 4 (quatro) horas prefixas, com um margem de 30 (trinta) minutos após as 4 (quatro) horas estipuladas, para apresentação no local indicado para a pesagem, devendo as mesmas ser escrupulosamente respeitadas.

 

4.2) O peso total do engodo permitido para cada pescador por prova é de 10 Kg, com uma tolerância máxima de 0,5 Kg.

 

4.3) Sendo a ação de engodar parte integrante da ação de pesca, tal não poderá ser feito antes da hora determinada para o início da prova, salvo se a Comissão de Provas entender que deve conceder algum tempo para o efeito antes do início da prova.

 

4.4) Só é permitido, em ação de pesca, a utilização de um estorvo (aparelho ou conjunto de anzóis).

 

4.5) Não é permitida em ação de pesca a utilização de mais do que uma cana.

 

4.6) Os pescadores poderão transportar mais do que uma cana, no entanto as que não estão em ação de pescas devem ser desmontadas ou fechadas (telescópicas), podendo no entanto ter o fio passado pelos passadores.

 

4.7) Não é permitido durante a prova a ajuda aos pescadores para qualquer ação de pesca, inclui transporte de engodos e material de pesca, por pessoas não integrantes na prova.

 

4.8) É permitida a ajuda apenas entre concorrentes quando haja dificuldades em retirar o peixe da água ou imobilizá-lo em terra.

 

4.9) Deverão ser restituídos à água todos os exemplares de MERO que porventura sejam capturados, uma vez que esta espécie se encontra sob proteção na Região, bem como todo o pescado que não cumpra com as medidas mínimas de captura, contribuindo assim para a preservação das espécies.

 

 

5-      Auxência da zona de ação de pesca

 

5.1) Não é permitido aos concorrentes ausentarem-se da zona de ação de pesca ou deslocarem-se às viaturas, desde a partida para a ação de pesca, até à contagem e pesagem do pescado, ficando tal dependente de prévia apresentação de motivo atendível à consideração de qualquer membro da Comissão de Provas e da sua expressa autorização.

 

5.2) Quando algum pescador tenha de se ausentar da prova, de forma definitiva, e queira que o seu pescado seja contabilizado para efeitos de classificação, deverá o mesmo ser entregue a algum dos outros participantes, de preferência a um dos elementos da Comissão de Provas, informando a esse mesmo elemento uma estimativa do peso e número de exemplares capturados.

 

5.3) Todos os pescadores que necessitem de se ausentar da prova, por qualquer motivo, devem sempre informar algum dos outros participantes.

 

 

6-      Pesagem

 

6.1) Os concorrentes deverão apresentar o pescado para a contagem e pesagem devidamente limpo e medido.

 

6.2) A pesagem do pescado só terá inicio após terminarem os 30 (trinta) minutos concedidos aos concorrentes para se apresentarem no local indicado para a mesma, sendo esta mesma pesagem efetuada de forma alternada prova a prova, ou seja, será sempre feita pela ordem dos números sorteados para a saída, mas numa prova será feita do número mais baixo para ao mais alto e na prova seguinte do número mais alto para o mais baixo e assim sucessivamente.

 

 

7-      Desclassificação

 

O não cumprimento do disposto nos pontos acima, implica a desclassificação na respetiva prova.

 

 

8-      Infrações

 

Toda e qualquer infração mencionada no presente regulamento que seja detetada por algum dos intervenientes na prova, deverá a mesma ser denunciada à Comissão de Provas, desde que testemunhada e fundamentada por outro dos participantes na prova. No caso da infração ser verificada por algum dos elementos da Comissão de Provas, os mesmos não necessitarão de testemunhas para a denúncia da mesma.

 

 

9-      Casos Omissos

 

Todos os casos omissos serão decididos pela Comissão de Provas, dentro do espírito que presidiu à elaboração do presente Regulamento.